quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Roteiro Básico de Projeto de Pesquisa

1. Identificação
1.1 Título
1.2 Autor
1.3 Instituição
1.4 Local e data

2. Tema


3. Problema

4. Justificativa

5. Objetivos

5.1 Objetivos Gerais
5.2 Objetivos Específicos


6. Hipótese

7. Metodologia

8. População

9. Instrumentos de coleta de dados

10. Procedimentos

11. Análise dos dados

12. Cronograma

13. Referências

14. Anexos



COMO PROCEDER A INVESTIGAÇÃO

1. Escolha do assunto

1.1 Seleção
Selecionar um assunto significa fixar-se naquele que merece prioridade, escolhido segundo o gosto, relevância e interesse do pesquisador. É necessário criar critérios de seleção. Dentre eles podemos citar:
· Existe material bibliográfico suficiente e disponível a pesquisa?
· Qual a possibilidade de tempo disponível?
· O assunto já foi exaustivamente pesquisado?
· O assunto possui problemas relevantes?
· O assunto é pertinente ao design?

1.2 Delimitação
È importante superar a tendência de escolher temas que por sua extensão e complexidade, não permitam a profundidade. Feita a escolha do assunto, passa-se a fixar a extensão do mesmo.
Delimitar o assunto é selecionar um tópico ou parte a ser focalizada, ou seja, o tema a ser pesquisado e desenvolvido.
Assim, podem-se fixar circunstâncias, sobretudo de tempo e espaço: trata-se de indicar o quadro histórico e geográfico, em cujos limites se localizam o assunto.

2. Formulação de Problemas
Escolhido o assunto e delimitado o seu campo, a fase seguinte é a transformação do tema em problema.
Problema é uma questão que envolve uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar uma solução.
A primeira etapa da pesquisa é a formulação do problema ou formulação de perguntas. As perguntas variam, partindo-se da observação de um fato ou de uma série de fatos.
As perguntas devem ser enunciadas no sentido que haja a possibilidade de resposta através da pesquisa.
Formular o problema consiste em dizer, de maneira explicita, clara, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características.

3. Justificativa
É a defesa de seu projeto. Nela são apresentados argumentos da origem e importância do problema, atualidade, relevância e ainda porque estuda-la.

4. Objetivos
È o ponto de chegada, a meta final. O que pretende o pesquisador no desenvolvimento do problema. É a contribuição que o projeto quer dar ao conhecimento daquele tema.

5. Hipótese
È uma suposição que se faz na tentativa de explicar o problema. Esta suposição tem um caráter de ser provisória, devendo portanto, ser testada para verificação de sua validade.
A hipótese da pesquisa é uma suposição objetiva e não uma mera opinião. Além disso, precisa ter bases sólidas, assentadas por teorias e matérias primas com fundamento científico.
Assim, quando se enunciam hipóteses para uma pesquisa, deve-se ter diante dos olhos uma dupla função: dar explicações provisórias e ao mesmo tempo servir de guia na busca de informações para verificar a validade destas explicações.

6. População
Descrição da população ou objetos a serem estudados, apresentando suas características principais.

7. Metodologia
Modo de obtenção dos dados que sustentarão a pesquisa. Podemos citar como exemplo: ler, fichar, redigir, elaborar maquetes, protótipos, entrevistas, visitas, etc.

8. Instrumentos de coleta de dados
Descrição dos instrumentos a serem utilizados de coleta de dados e justificativa de sua utilização.
Esta fase destina-se ao levantamento de material necessário para a investigação. Podem ser utilizadas diversas fontes de pesquisa como: levantamento bibliográfico (livros, periódicos, folhetos, catálogos, internet, documentos), fotográfico, filmes, desenhos, pesquisa de campo, entrevistas, questionários, etc.

9. Procedimentos
Explicitação da maneira como serão utilizados os instrumentos de coleta de dados, aproximação e abordagem da população.

10. Análise de dados
Definição objetiva da maneira pela qual os dados serão organizados e trabalhados.

11. Cronograma
Definição de tempo para cada etapa de trabalho.


PONTOS FUNDAMENTATIS DE UM PROJETO DE PESQUISA


O que fazer? (formulação do problema e do enunciado das hipóteses)

1.1 Formular o problem


1.2 Enunciar as hipóteses

1.3 Estabelecer as bases teóricas, isto é, a relação existente entre a teoria, a formulação do problema e o enunciado das hipóteses (por que e de que modo a formulação do problema e do enunciado das hipóteses se refere à teoria?)

Por Quê? Para Quem? (planos dos objetivos e da justificativa e para quem fazer?)

2.1 Por Quê? (justificativa da pesquisa)


2.1.1 Motivos de ordem teórica
2.1.2 Motivos de ordem prática

2.2 Para Que? (objetivos gerais da pesquisa)
Definir de modo geral, o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa, uma visão global e abrangente


2.3 Para Quem? (objetivos específicos da pesquisa)
Fazer a aplicação dos objetivos gerais a situações particulares

Onde Fazer? Como? Com Quem? Quanto? Quando?

3.1 Onde? Como? (Campo de observação)


3.1.1 Local. Unidades de observação relevantes para a pesquisa.
(área geográfica em que será realizado o projeto)

3.1.2 Descrever campo (população) de observação.
3.1.3 População e suas características

3.2 Com Quê?

3.2.1 Descrever o instrumento de pesquisa que vai ser usado

3.3 Quanto?
3.3.1Como os dados obtidos serão codificados


3.4 Quando? (Cronograma)
Definir o tempo necessário para executar o projeto, para a realização de cada etapa.

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Roteiros organizados para a disciplina Trabalho Interdisciplinar I. Curso de Design da Universidade Católica de Goiás
Professora: Simone Borges
Segundo semestre - 2004

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